Open Society anuncia investimento para melhorar direitos trabalhistas dos trabalhadores domésticos

Page Tools

Date January 21, 2022
Contact Communications
media@opensocietyfoundations.org
+1 212-548-0378

NOVA IORQUE—O braço de investimento de impacto da Open Society Foundations, o Soros Economic Development Fund, anunciou um investimento de $1,75 milhão na Symplifica, liderando a rodada pré-Série A de $3 milhões da empresa. A Acumen LatAm Impact Ventures (ALIVE) e a InQLab também participaram para arrecadar fundos para o crescimento da empresa na Colômbia e sua expansão no México.

A Symplifica, com sede na Colômbia, foi criada para simplificar o processo de formalização para que as famílias empreguem legalmente seu trabalhador doméstico, buscando melhorar as condições de trabalho e acesso a benefícios em toda a Região Latinoamericana.

Uma década depois que os estados membros da OIT (Organização Internacional do Trabalho) adotaram a Convenção 189 da instituição, a América Latina viu melhorias graduais no quadro legislativo que estende os direitos trabalhistas aos 20 milhões de trabalhadores domésticos da região. No entanto, por motivos que vão desde a falta de conscientização até atitudes culturais, a informalidade continua prevalecendo em torno de 80 por cento.

A pandemia de COVID-19 agravou e destacou a situação dos trabalhadores essenciais, especialmente aqueles empregados informalmente. Muitos tiveram contratos cancelados, salários suspensos ou foram forçados a trabalhar sem medidas adequadas de segurança social. Na reconstrução pós-COVID, é essencial fazê-lo da forma correta, oferecendo aos trabalhadores essenciais as condições de trabalho dignas a que têm direito.

Segundo os fundadores do Symplifica, Omar Perdomo e Salua Garcia, um obstáculo significativo para a formalização dos trabalhadores domésticos é o processo de registro e as ferramentas e informações para fazê-lo corretamente. O Symplifica oferece um modelo de assinatura para facilitar a formalização do vínculo empregatício e a gestão da folha de pagamento mensal, visando apoiar as famílias que consideram o cadastro e os recursos humanos para se manterem em conformidade com as exigências locais.

“O trabalho do Symplifica como intermediário é crucial e único para facilitar a atuação das famílias como empregadores responsáveis, ao mesmo tempo em que melhora o reconhecimento e os benefícios dos trabalhadores domésticos remunerados”, avalia Catherine Cax, diretora de investimentos da Soros Economic Development Fund. Este investimento faz parte de um esforço mais amplo da Open Society Foundations para promover os direitos trabalhistas e impulsionar inovações para acelerar as mudanças e promover melhores condições para as mulheres trabalhadoras da economia do cuidado em todo o mundo.